Poema versos Poesia

Desde pequeno, quando a professora da escola pedia um trabalho de pesquisa, o primeiro livro em que eu procurava algo era o dicionário. Sempre tive um dicionário comigo na escola e em casa. Dúvidas entre significado de palavras parecidas, então? Ele quem me salvava para o conhecimento: o maravilhoso dicionário. Mas algumas coisas a gente aprende na prática mesmo, não é verdade? Na prática, ou na faculdade…

Fazendo Letras, aprendi muitos termos literários que nem conhecia quando adolescente, mesmo sendo desde sempre um ávido leitor. Desde termos mais complexos, até mesmo coisas mais simples que só quem entende e estuda literatura sabe bem. O fato é que todo mundo fala de poema, poesia, e trata ambos os conceitos como se fossem a mesma coisa. E não são! Poesia é arte de escrever poemas, e o poema é o texto em si.

Exemplificando: “Eu gosto da poesia do Quintana, seus poemas são legais”. Ou… “Participei de um livro de poesia com dois poemas”. Sendo assim, não podemos dizer: “Ontem eu li umas dez poesias do livro que ganhei”. Certo? Poesia é simplesmente a arte de escrever, e poema é o texto, escrito ou falado.

Por fim, o mais importante: a poesia não é para ser discutida, não é para ser compreendida. Poesia é para ser sentida. Pois poesia é emoção, é sensibilidade, é o reflexo da vida e do mundo de uma forma simples e sincera, sob um olhar crítico e ao mesmo tempo honesto, e por vezes ingênuo. E se você não sabe bem ainda a diferença de poema e poesia, ao citar o que você vai ler, diga: versos.

Anúncios

4 respostas para “Poema versos Poesia

  • katia chiappini

    Interessante a diferença e bem explicada. Parabéns ao autor do texto. De minha parte sugiro uma consulta sobre a diferença entre poema e prosa poética.Isso para confirmar a idéia que tenho a respeito bem como colaborar com o acervo cultural de outros poetas.
    Outro assunto de interesse geral seria como identificar se estamos lendo um pequeno conto ou uma crônica.
    Como percebemos o estudo vai muito além de nossas possibilidades de conhecimento e em toda a existência pouco tempo temos para nos dedicar às áreas que gostaríamos. Quando a versatilidade é abundante e a criação inesgotável, O tempo corre em sentido inverso aos nossos anseios.
    De qualquer forma ,se cultivarmos o hábito de ler,diariamente,e melhor ainda ,de escrever usando da liberdade literária,já estaremos conquistando um lugar ao sol, de norte a sul e, ao mesmo tempo,procedendo a uma terapia para nós mesmos e contribuindo para reafirmar a leveza do ser.

    Saudações fraternais: katia chiappini

  • Claudia Pereira Santos Castro

    Isso mesmo amigos. Existe uma diferença entre poema e poesia, diria que, de maneira simplória o poema abriga a poesia, é continente. A poesia se traduz, é conteúdo.
    Uma excelente referência para quem quer aprofundar sobre o tema é o livro O Arco e a Lira de Otávio Paz.

    Cláudia Castro, professora de Literatura.

  • Rosalva Rocha

    Muito interessante o esclarecimento. Disseminando este tipo de diferença certamente “fará a diferença” aos que são amantes da palavra. Abs,

  • Rosalice

    O conceito de poema e poesia estão claros. parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: