Sobre a Licença poética

Podemos dizer que a liberdade de expressão dentro da poesia se chama Licença Poética, que é exatamente a permissão para usar de todas as formas a norma culta da língua, utilizando a liberdade necessária para recorrer a recursos como o uso de palavras como palavrões, desvios da norma ortográfica a qual estamos acostumados a ler e escrever.

Um dos objetivos é que, dessa forma, a poesia se aproxime mais da linguagem falada, utilizando também as figuras de estilo como a hipérbole ou outras que assumem o carácter “fingidor” da poesia, conforme  a conhecida fórmula de Fernando Pessoa:

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

Sabemos que a matéria-prima do poeta é a palavra e, assim como o escultor extrai a forma de um bloco, o escritor tem toda a liberdade para brincar e manipular as palavras, mesmo que isso implique em romper com as normas tradicionais da gramática. Sendo assim, limitar a poética às tradições de uma língua é não reconhecer, também, toda a variação das falas existentes.

Em suma, a Licença Poética é uma incorreção de linguagem permitida dentro da poesia. Em sentido mais amplo, são opiniões, afirmações, teorias e situações que não seriam aceitáveis fora do campo da literatura. Por isso, aproveite essa liberdade que só a poesia nos dá de se expressar da forma como queremos, atingindo melhor, assim, nossos leitores, com mais intensidade, emoção e verdade.

Fonte: Wikipédia

Anúncios

2 respostas para “Sobre a Licença poética

  • katia chiappini

    Boa colaboração,sem dúvida. Mas é fato que para usá-la temos que ter uma formação que nos permita diferenciar o chulo, o grotesco, o termo que ofende mais do que constata, a sátira destrutiva, o inconveniente e o erro contumaz.Ao contrário ,se soubermos tirar proveito, podemos enriquecer o texto ou torná-lo mais acessível ao grande público, mas sem que se percda a ternura ,como diria CHE, OU BILAC em: ALMA MINHA GENTIL
    ONDE A LICENÇA POÉTICA É VISÍVEL. E ,no entanto,que beleza de versos!

  • Rosalva Rocha

    Excelente e esclarecedor o texto. Abs,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: